quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Actualização Dia 10 (Núria)

Núria escreveu...

Missão Timor 30-07-2010

"O dia começou com o despertar comunitário-musical. Era o dia do meu 65 aniversário.
Neste momento recebi já o presente que marcaria o meu dia:
- a musica preferida
- a leitura preferida
- a pessoa que mais me toca
E eu tinha que ir dizendo.
O grupo d Singapura foi muito carinhoso comigo!
Rezamos e Leo deu-nos as pistas que foram muito apropriadas: Não se trata de viver
a “nossa “ missão, a de cada um, senão a missão que Jesus quer fazer em nos e a
traves de nos!
O dia desenvolveu-se já como “rotina”:
Trabalho de raspagem e pintura
A visita as famílias
O convívio no orfanato
A inter-relação com os dois grupos
E o trabalho que o Espírito realiza em cada um!
O almoço voltou a ser um momento alto: presunto, “chorizo español” azeitonas,
espumoso indonésio trazido pelo P. Manuel… a escola de culinária esmerou-se nesta
comida diversificada que nos é servida cada dia ( arroz, massa, um bocado de carne
sempre boa, verduras, bananas..)
Depois, foi tão simpático! Fomos conduzidos a uma sala de aulas onde deviam estar
mais de 100 jovens, fizeram-me sentar, cantaram os “parabéns a você” e logo, um
deles, num português perfeito e muito formal e cerimonioso deu os parabéns a “
Reverendíssima Madre Nuria” (ia caindo de lado!!!!) Foi emocionante, as musicas, as
palmas, os rebuçados
Vestiram-me com o “Thais” (espécie de estola com as cores de Timor)
Continuamos a tarde no orfanato, com as miúdas e dialogando com as irmãs!
Impressiona a maneira simples e quotidiana como as pessoas amam e entregam a
própria vida:
- A Irmã Maria : napolitana
- A irmã Tânia: brasileira
- O P. Manuel: espanhol
É fantástico… e nos aqui aprendendo deles.. porque eles ficam: Já levam 17 anos, 22
anos… já passaram a guerra… os indonésios, as guerras internas!!!! São conscientes
que terão que passar gerações para que Timor esteja “minimamente preparado” mas,
ai continuam eles!!! Fieis a Jesus, a sua comunidade carismática que se tornou a sua
família, a este povo que se tornou o seu povo!
Finalmente e ao cair da tarde regressamos a Fatumaca!
Animamos a Eucaristia com as musicas nossas. Foi a 1ª Eucaristia, ela inteira em
português desde que saímos de Lisboa. E depois, os “cumprimentos a madre”.. 200
Jovens cantando os parabéns!!! E com muita cerimonia a se aproximar para me
cumprimentar!
No jantar, bolo lindo e ate decorado! Espumoso de indonésio.. os padres acolhedores
e atenciosos! Quando já pensava que tinha acabado, o nosso grupo organizou um
FESTA COM TEATRO, rimos, fizeram-me partilhar as perguntas do inicio do dia com
tradução simultânea. Ofereceram-me um presente profundamente significativo: Um
pedaço de bambu, marcado com cortes ate 65 conforme os anos! Mas logo cada
um, com uma tira de tecido verde, na qual tinham escrito uma característica sobre
mim, vestiu o pedaço de bambu rematado com uma flor de tecido mesmo simpática.
Este presente reúne tanta coisa: O grupo de Singapura e o português, Timor com o
bambu, a alegria da flor, a característica que as pessoas sentiram de mim.. tudo isso
tornou-o um sacramento.
Agradecemos comunitariamente e fomos a dormir. Eu fiquei profundamente grata ao
Senhor por me ter oferecido viver a minha vida sendo missionaria desta família tão
especifica e querida como é a Verbum Dei.
Tenho certeza que o Senhor ofereceu-me a vocação única que “como luva, pode
calçar o meu pé”.

Bj e muito obrigada Nuria"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário