segunda-feira, 26 de julho de 2010

Actualização Dia 4 - Goodbye Singapura, hello Timor!

 Núria escreveu...


24 de Julho2010  Missão Timor




"Um despertador às 5,30h a.m. marca o ritmo!
A camioneta vem buscar-nos para nos levar ao aeroporto.
O motorista não é cristão, mas oferece gratuitamente o serviço para os missionários que vão ajudar outras pessoas. Até dá um donativo para o que for necessário!
Os dois grupos de missão – Singaporianos e portugueses -  convivem o que vão ter que oferecer a outros. Todos nós, pessoas  de línguas, culturas, raças diferentes, somos iguais. Temos a possibilidade de nos tornar irmãos.
Dulce Turquel, Ariana Almeida, Filipe e o P. João ( salesiano) estavam à nossa espera no aeroporto de Díli. Abraços e reencontros de mais de 8 anos de espera!!!.
Na casa dos P. salesianos em Comoro - Díli – nos acomodamos. Temos pela frente o Fim de semana para nos situar em Díli. Fomos a Eucaristia na Paroquia. A comunidade sabia da nossa chegada.  Naquela tarde, na Eucaristia, A associação de Maria Auxiliadora renovava os compromissos de pertença e entrega a nossa Mãe Maria. Foi simples e muito vivido. Depois da celebração, convivemos todos em torno a uma excelente merenda. Foi o nosso primeiro contacto com as pessoas de Timor.
O Tectum, um dos idiomas oficiais, não da para perceber, pelo menos na primeira aproximação. Não temos alternativa. A” linguagem do amor” vai ter que ser a nossa linguagem. É a única que dá para nos comunicar verdadeiramente. Assim, sem problemas de comunicação de fundo não temos mais alternativa que de nos comunicar pelos gestos, sorrisos e palavras possíveis. Não entanto, há muita comunicação.
Antes do jantar tivemos a possibilidade de nos encontrar os dois grupos duma maneira mais organizada, no sentido de nos oferecer o nome, os motivos de missão, quais as nossas expectativas. O Inglês tornou-se a nossa língua oficial. Até a Rocio e a Néria fizeram a sua apresentação em Inglês. A partilha foi fluida, simples. Todos a procurar, com experiências muito diferentes, não entanto Deus saiu ao nosso encontro. Isso é o que faz a diferença.
Acabamos o dia rezando juntos.
A nossa grande possibilidade é que já não somos dois grupos, senão um grupo só. Um corpo (1ªcor.12)  formado por indonésios, mexicanas, Singaporians (chineses)  ,espanholas, portugueses!
O lema da missão “ perdidos e achados” começou a nos configurar a todos ontem: Na humanidade andamos a procura duma fraternidade “perdida”. Jesus ontem regalou-nos com este “ achado” que é o paradigma do que estamos convidados a ser e a viver o mundo todo.
O que já levamos vivido já justificava a missão Timor 2010 que acabou de começar sobre o terreno.

Um abraço enorme a cada um."

















Acabou de chegar uma actualização do dia 24 novamente escrita pela missionária Núria. Amanhã será outro missionário a escrever.
Por esta hora (00h40 hora de Lisboa / 8h40 de Timor) o grupo partiu de Dili para Fatumaca, e a animação era enorme...


Estamos juntos...
Missão Timor 2010

3 comentários:

  1. Bnoite queridos Missionários
    Bjos e "tudo o resto" para todos

    ResponderEliminar
  2. queridos Missionários!
    fico super contente de que esteja tudo a correr bem e que desde já estejam a ter uma experiência enriquecedora!
    é muito bom ir acompanhando a vossa vivência todos os dias! assim parece que 'estamos aí um bocadinho' :) e vamos rezando por vocês.
    um grande beijinho para todos, em especial para as minhas queridas ana ir e Núria :)

    ResponderEliminar
  3. Um agradecimento especial ao Zé, que ao actualizar diariamente este blog, nos faz sentir quase em Timor...
    Até as saudades ficam pequeninas!
    A felicidade que demonstram no que escrevem, tem-se sido partilhada por nós!
    Beijos grandes para todos.

    ResponderEliminar